Segurança

Fraudes por SMS. Como não ser enganado?

Dessa vez eu achei importante comentar neste post sobre esse golpe, muito utilizado atualmente.

Essa semana o Governo começou a liberar o auxílio emergencial de 600 reais para a população. O benefício tem o objetivo de atender os trabalhadores informais e famílias que recebem menos de 3.135 reais.

Com isso o volume de golpes na internet tende a crescer, principalmente os golpes que envolverão o nome da Caixa Econômica Federal, onde pessoas mal intencionadas procurarão tirar proveito de pessoas desinformadas.

As mensagens de texto ou SMS sem dúvidas tem sido uma das formas utilizada por criminosos, mais simples e baratas.

Recebemos mensagens de texto com links informando que os dados estão desatualizados e que devemos retornar o contato com o banco através de um número suspeito informado na mensagem, ou simplesmente clicar no link, aonde serão coletadas informações através de formulários.
A intenção do golpista é deixar a vítima confusa e insegura com informações bem elaboradas.

A Técnica conhecida como phishing, tem como objetivo disparar mensagens falsas para números aleatórios e direcionar suas vítimas para sites falsos, mas com o layout muito parecido com o site verdadeiro. Nesse momento é ainda mais difícil de desconfiar de fraude. Por isso antes de clicar no link enviado pelo SMS, devemos analisar.

Para saber se o SMS é falso, primeiramente verifique o remetente. As mensagens verdadeiras vem sempre com o remetente com 5 ou 6 dígitos e sem DDD como por exemplo (42122), (40199) utilizado por empresas homologadas.

Esses remetentes são chamados de short code e é um serviço disponibilizado pelas operadoras para empresas que querem divulgar conteúdo através de SMS.
Caso receba uma mensagem de alguma empresa com um número telefônico completo, desconfie, desconsidere e denuncie.

Os SMSs fraudulentos podem ser denunciados para as operadoras, e é mais simples do que se imagina.
As operadoras já fizeram campanha sobre SMS suspeito na rede, e também juntaram-se para criar um canal de denúncia em combate a essa prática.

Isso vale para qualquer modelo de celular, e para qualquer operadora e também é um serviço gratuito.
Você deve encaminhar uma copia da mensagem suspeita para o número 7726, em seguida a operadora confirmará o recebimento da mensagem e pedirá o número do remetente que a enviou.

Para celulares que tem a opção de denunciar como SPAM, basta bloquear e denunciar como SPAM, mas essa é uma outra base de informação que é registrada pelo Google. Quando se faz a denuncia é afirmado que os dados vão para o Google e talvez serão enviadas para a operadora.

Com essa informação o Google inclui o número suspeito em uma lista negra, onde as mensagens desse remetente já passam a ser consideradas como SPAM para outros destinatários que utilizem o Android como Sistema Operacional do Smartphone.

Espero que essa informação tenha te ajudado e principalmente alertado.

Até a próxima!

Fontes:

https://www.tim.com.br/sp/sobre-a-tim/institucional/seguranca/sms-pirata-spam

https://forum.vivo.com.br/threads/1895-DICA-SMS-Pirata

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *