Ferramentas

Recuperando Arquivos Apagados!

Uma das melhores ferramentas de recuperação de arquivos e partições open source que conheço é o TestDisk & PhotoRec do CGSecurity.

Esta ferramenta foi criada por Christophe GRENIER, e tinha o intuito inicial de recuperar falhas de disco gerada por softwares, como perca da partição, falha por vírus ou falhas humanas, como deletar um arquivo ou formatar uma partição acidentalmente.

A ferramenta está disponível nas plataformas linux, Mac OS e Windows. e são fáceis de utilizar, com um material rico em informações, ensinando como utilizar, fornecido pelo próprio desenvolvedor.

Vou aqui focar na Qphotorec, pois essa em específico é utilizada para recuperar arquivos apagados acidentalmente como fotos, vídeos e etc, com uma interface gráfica simples de utilizar.

Na tela inicial da aplicação, selecionamos o disco em que o arquivo estava salvo e selecionamos o tipo de partição e também se procuraremos no espaço em branco do disco “free” ou no disco inteiro, lembrando que esse naturalmente é um processo demorado aumentando igualmente com o aumento do tamanho do disco.

Na imagem abaixo, selecionamos as extensões dos arquivos que devem ser recuperados, como por ex. xlsx para uma planilha de excel ou .jpeg para um arquivo de fotos.

Após a escolha do formato do arquivo, você deverá escolher um local para recuperar seus arquivos conforme no exemplo abaixo:

Após isso, clique em procurar e aguarde finalizar o processo.

É isso, uma ferramenta fácil de utilizar, e com um grande potencial de recuperação, claro que nem sempre encontramos tudo ou o que realmente estamos procurando, mas continuo afirmando que essa é uma ferramenta que nos auxilia e ajuda na maioria dos casos.

Assim deixo o link para download da ferramenta e também o manual de utilização do desenvolvedor.

A ferramenta está disponível para download no link a seguir: https://www.cgsecurity.org/wiki/TestDisk_Download

Instruções de utilização e instalação no link a seguir: https://www.cgsecurity.org/testdisk.pdf

Fonte: https://www.cgsecurity.org

2 Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *