Segurança

A Internet dos Adultos e Crianças

Olá pessoal, como vocês estão? Hoje me deparei com um problema talvez incomum para muitas pessoas, mas é algo que viveremos mais e mais daqui para frente.

Como é que conseguiremos monitorar tudo que nossos filhos vêem na internet? Será que aqueles vídeos do youtube não estão influenciando nossos filhos? Quando o horário avança? E quando a curiosidade é aguçada? O que devemos e podemos fazer?

Uma coisa é certa, não conseguimos monitorar tudo o tempo todo. E é por isso que precisamos de ferramentas que nos ajudem. Tecnicamente um conjunto delas.

Quanto a navegação no Youtube e a busca na internet, essas podem ser minimizadas as incidências criando uma conta para a criança e habilitando o Safe Search do google no navegador. No youtube, configurar a conta da criança colocando a idade certa na conta do Google.

E Também configurar o Roteador para controlar o tempo de utilização, como descrevo abaixo:

A grande maioria dos eletrônicos domésticos tem acesso a internet, e todos esses equipamentos que acessam, possuem um endereço físico único chamado MAC Address, que é atrelado a placa de rede de todos os dispositivos. E é com ele que controlamos a nossa internet.

Hoje temos equipamentos que realizam essa tarefa muito bem, mas devemos configurá-los corretamente para conseguir um real controle da internet.

Aqui vou falar sobre o modelo “TP-LINK Archer C2”, mas com certeza aplica-se a equipamentos similares.

Além do TP-Link Archer C2 ter sido um dos modelos de roteadores mais vendidos neste ano, este é um modelo básico em configurações, contando também com um aplicativo de gerenciamento do roteador muito fácil e intuitivo. O Tether.

Mas em nosso caso as configurações a seguir, aplicam-se apenas por acesso via browser.

Então, aí vai:

  • Configure corretamente a hora do seu equipamento:

No NTP Server coloque o endereço: pool.ntp.br e acerte a time zone.

  • Configure o horário em que a internet será bloqueada:

Adicione uma agenda e estipule a hora. Na tela a seguir, a matriz com os dias e horas, bloqueia o que está em azul. Se precisar aumentar o tempo de bloqueio, preencha os campos cinzas em azul.

  • Adicione o MAC Address do equipamento que pretende controlar:

Para obter o MAC Address do equipamento, navegue até as configurações avançadas de rede do dispositivo que pretende bloquear. No meu exemplo, coloquei um Tablet e um notebook. O MAC Address é representado pelos números da coluna Address Info.

  • Crie a regra de bloqueio na guia regras:

Na guia “regras” habilitamos o controle de acesso à Internet marcando o checkbox.

Em “Default Filtering Rules”, permite que os pacotes não especificados por nenhuma regra, passem pelo roteador.

Na tabela, adicionei uma regra de bloqueio para a saída da internet no TABLET para qualquer lugar na agenda dormir. A função da regra é bloquear.

Criei também uma regra para a entrada de internet no TABLET, assim fechando as duas direções do tráfego.

Após essa configuração, a internet será bloqueada na hora em que foi configurada para tal, não se preocupando mais em acessos fora do horário combinado.

Grande abraço e até a próxima.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *