Antivírus,  Segurança

Saiba mais sobre seu Antivírus.

Um tema que sempre vem a tona quando pensamos o quão nossos dados estão seguros e quanto são importantes para nós?

Pensando nisso resolvi compartilhar sobre o assunto.

Vamos tratar da importância de um antivírus no computador. Por que nós precisamos de Antivírus? O Windows 10 já não vem com antivírus? Qual é a diferença entre o antivírus pago e gratuito?

Bom, vamos começar entendendo o que é um vírus:

Vírus é um software que foi desenvolvido por algum programador mal-intencionado, que tem como objetivo obter informações, destruir dados sensíveis ou tomar o controle do seu computador para algum fim desconhecido pelo usuário. Normalmente esses ataques visam ataques financeiros, coleta de e-mails ou desvio de tráfego para sites falsos. Tudo vai depender do objetivo do atacante.

Um ponto importante que todos devemos saber, não existe um antivírus que é 100% efetivo.

Pois todos eles trabalham nos códigos maliciosos que são conhecidos em sua base pela assinatura e nos que são descobertos através de técnicas de defesa, como por exemplo o honeypot, que é um ambiente isolado e monitorado que acompanha todos os passos de execução do vírus. Tá, mas e aí? O que muda de um antivírus para o outro?

A principal mudança é o tamanho da base de dados dessas assinaturas conhecidas, o quão rápido é enviado atualizações sobre os novos tipos de ataques descobertos e a eficiência em proteger os computadores utilizando o mínimo de recurso computacional.

O segundo ponto que devemos levar em consideração é que a base de dados de um antivírus gratuito é a mesma que a de um antivírus pago de terceiros do mesmo fornecedor.

Ex.: a base dados de vírus do gratuito é a mesma do Premium, o que diferencia são as camadas de proteção adicionais, são proteções por comportamento de softwares, análise de tráfego, proteção contra perda/roubo de dados, anexos de e-mails e scanner de arquivos.

Mais aí voltamos a pergunta inicial: Mas pra que antivírus?

Hoje a melhor forma de estar protegido é deixando o computador atualizado e contratando um bom antivírus. Hoje como referência em antivírus olhamos para o quadrante mágico do Gartner.

Abaixo o Quadrante dos melhores antivírus, no quadrante superior à direita, temos os líderes de mercado analisados em janeiro de 2017.

Você pode usar um antivírus gratuito e deixar o sistema operacional atualizado, mas você não terá as outras camadas de proteção adicional que eu mencionei.

O Windows 10, com o Windows Defender, dá uma proteção básica da integridade do computador e uma base de dados de vírus conhecida e administrada pela Microsoft, que não tem o mesmo foco de uma empresa que vende segurança. É evidente que neste sentido, a empresa de antivírus está um pouco à frente no assunto.

Pra quem pode pagar, e utiliza o computador para acessar ou guardar informações sensíveis, não deixe de comprar um.

Mas se você não pode e quer ter uma proteção no seu computador, escolha um antivírus gratuito que tenha uma boa base de vírus no mercado.

Caso você ainda esteja com dúvidas sobre o comportamento de um processo no seu computador, envie o arquivo para o site Vírus Total e veja a reputação do executável do processo.

O Vírus Total é uma comunidade que presta um serviço gratuito de análise de arquivos, URL, Hashes e IP, trazendo o resultado da reputação do que foi analisado.

No link abaixo eu vou deixar o link dos antivírus linha home que fornece antivírus gratuito na descrição do vídeo e o site do Vírus Total.

Abraços pessoal e até a próxima!

Links de referência:

Comunidade de análise de arquivos e sites maliciosos:

https://www.virustotal.com/pt/

Antivírus Gratuitos:

https://home.sophos.com/

https://www.kaspersky.com.br/free-antivirus

Antivírus Online (Ferramentas de verificação sob-demanda):

http://housecall.trendmicro.com/br/

https://support.eset.com/kb2372/

https://www.crowdstrike.com/resources/community-tools/#

Antivírus Pagos:

https://www.symantec.com/pt/br/products/endpoint-protection

https://home.sophos.com/

https://www.kaspersky.com.br

https://www.eset.com/br/download/download-domestico/

https://www.crowdstrike.com/products/falcon-endpoint-protection/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *